Como limpar ferro de passar roupas




 

Para resolver aquele problema de sujeira nos ferros de superfície sem antiaderente, apostar no poder do vinagre branco, bicarbonato de sódio, sal, açúcar e detergente, pode ser a saída mais recomendada.

Vale lembrar que esses mesmos truques podem ser usados para limpar os ferros a vapor. Porém, logo depois da limpeza, o recomendado é encher o reservatório de água e acionar o botão do vapor, para limpá-lo também.

Veja a seguir como preparar cada um desses truques:

  • Vinagre branco e sal
  • Sal de cozinha
  • Açúcar com detergente
  • Bicarbonato de sódio

Agora, acompanhe o detalhamento de cada um desses métodos:

Como limpar ferro de passar roupas

Vinagre branco e sal

Para preparar esse truque você vai precisar de 2 colheres (de sopa) de vinagre branco e 2 colheres (de sopa) de sal. Com ajuda de uma panela, leve os dois ingredientes ao fogo até que o sal seja totalmente dissolvido.

É importante lembrar que o vinagre não pode ferver. Logo em seguida, com a mistura ainda quente, pegue um pano e umedeça na solução e passe direto na superfície suja do ferro. Esfregue até que toda a sujeira seja removida.

Caso a sujeira esteja complicada de sair, você pode utilizar uma esponja ou uma escova macia para ajudar na remoção. Para evitar queimaduras e outros acidentes, faça isso com ajuda de uma luva de borracha.

Sal de cozinha

Nessa dica você vai precisar de folhas de papel e um punhado de sal. Coloque o sal sobre o papel e com o ferro ligado, passe-o por cima. É importante que o ferro esteja bem quente para que o sal faça o seu trabalho de limpeza.

Feito isso, o passo seguinte é esperar o ferro esfriar por inteiro e, com um pano macio e úmido, limpe a superfície, retirando todo o sal. Caso seja da sua preferência, o papel pode ser substituído por um pano macio.

Açúcar com detergente

Para seguir essa dica, você vai precisar de um pouco de detergente líquido neutro e 1 colher (de sopa) de açúcar. Com ajuda de uma vasilha menor, misture os dois ingredientes até obter uma pasta.

Com o ferro morno, pegue um pano úmido e passe na mistura e depois na superfície do ferro. Tome cuidado para não se queimar. Também é indicado reforçar a limpeza em todos os cantinhos do ferro.

Ao fim da limpeza, use um pano limpo e macio para remover toda a pasta que foi aplicada.

Bicarbonato de sódio

Limpar o ferro de passar com bicarbonato de sódio pode ser uma boa saída. O produto é um verdadeiro coringa nas limpezas domésticas. Quando se trata da remoção da sujeira acumulada no ferro, ele também se mostra bastante eficaz.

Para preparar essa receita, você vai precisar apenas de 1 colher (de sopa) de água e 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio. Pegue um recipiente pequeno e misture os dois ingredientes até formar uma pasta.

Com ajuda de uma espátula, passe em toda a superfície do ferro. Caso o seu ferro tenha saídas de vapor, também pode passar por cima dela. Logo depois, pegue um pano macio e esfregue a superfície do ferro sobre ele.

Para facilitar a remoção da pasta de bicarbonato das saídas de vapor, você pode utilizar um cotonete umedecido.

Limpar ferro de passar com vela

O método era utilizado da seguinte forma: com o ferro ainda morno, a dica era passar a vela sobre a superfície suja do ferro. Logo em seguida, pegar um tecido velho e limpar toda a parafina.

Nesse caso, a cera pode não ser removida de forma eficiente da base do ferro, restando assim, alguns resquícios. E, quando o ferro voltar a ser aquecido, essa mesma cera pode derreter e manchar de amarelo a sua roupa.

Limpar ferro de passar com Bombril

Assim como a cera, a palha de aço, também conhecida por Bombril, pode não ser a solução mais indicada para quem quer ter o ferro limpo e, ainda por cima, sem causar danos às roupas, nem tão pouco ao próprio ferro de passar.

A palha de aço, quando em contato com a superfície do ferro de passar, pode produzir pequenos riscos que, nem sempre são vistos a olho nu. Porém, quando em contato com o tecido, sobretudo os mais delicados, pode enrugá-los em vez de alisar.

Como limpar o ferro de passar antiaderente

Em alguns casos, mesmo nos ferros de passar que apresentam a superfície antiaderente, a sujeira é um fator recorrente. Porém, as técnicas para limpá-lo em casa são diferentes, justamente para não danificar o teflon.

Veja agora quais as formas mais usadas para limpar a superfície do ferro antiaderente:

Vinagre branco

Para preparar a receita de limpeza dessa dica você vai precisar de 50ml de água e 50ml de vinagre branco. Misture os dois ingredientes e passe em toda a superfície do ferro morno com ajuda de um pano macio ou uma bucha.

Logo em seguida, você vai precisar remover todo o produto. Para isso, use um pano macio úmido. Para evitar queimaduras, fique atento a temperatura da base do ferro na hora da limpeza.

Detergente neutro

Para preparar essa receita você vai precisar de 50ml de água e 50ml de detergente neutro. Misture os dois ingredientes e aplique na superfície do ferro morno com ajuda de um pano macio ou uma bucha.

Na finalização, a recomendação é remover todo o produto utilizado. Para isso, use um pano macio úmido. Você pode repetir o processo até que o ferro fique totalmente limpo. Evite usar bucha abrasiva ou pano grosso.

Quando for replicar as receitas, tome cuidado com a temperatura do ferro para não causar acidentes.

Fonte: Remédio Caseiro

 

Saúde e Vida © 2019