Remédio caseiro para micose de unha
Você sabia que existe remédio caseiro para micose de unha? Pois saiba que esse é um dos problemas que podem ser tratados de forma natural. Esse tipo de micose é mais comum do que parece e acontece devido a presença e proliferação de fungos nas unhas. Aqui você vai aprender tudo sobre como evitar e tratar essa doença.
Confira como fazer um ótimo remédio caseiro para micose nas unhas. Veja também outras alternativas para tratar e evitar o problema. Tire também dúvidas sobre essa doença.
Como fazer remédio caseiro para micose nas unhas
O melhor remédio caseiro para micose nas unhas é a pasta de alho. Isso porque esse é um alimento com alta capacidade antifúngica. Ou seja, o alho é capaz de eliminar os fungos que causam o problema. Veja como preparar esse ótimo remédio caseiro:
Como preparar
Amasse 5 dentes de alho em um recipiente e adicione 1 colher (de chá) de azeite. Misture bem até formar a pasta. Antes de dormir, lave bem os pés com água corrente, enxugue e aplique a pasta. Na manhã seguinte, retire a solução das unhas. Repita até a micose desaparecer.
Micose nas unhas: outros remédios caseiros
Além da pasta de alho, existem outros remédios caseiros e naturais muito bons para eliminar os fungos que causam as micoses nas unhas. Confira:
Chá de hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta é uma planta com alta capacidade antisséptica. Isso ajuda a eliminar fungos, bactérias e qualquer agente malicioso do organismo. No caso da micose de unha, o ideal é fazer uma escalda-pés com o chá da planta.
Ferva 500 ml de água. Depois desligue o fogo e adicione 30 folhas de hortelã-pimenta. Tampe e deixe por 10 minutos. Em seguida, retire as folhas e coloque o chá em uma bacia. Deixe os pés submersos por 20 minutos e depois seque bem. Repita o processo pelo menos 1 vez por dia até a micose sumir.
Óleo de copaíba
Outra alternativa natural para combater as micoses de unhas é o óleo de copaíba. O óleo extraído dessa planta medicinal tem propriedades antifúngicas, cicatrizantes e anti-inflamatórias.
Contudo, ele não é muito fácil de encontrar. A melhor maneira de conseguir esse óleo é através de farmácias de manipulação. E assim, pedir o preparo de um creme ou pomada contendo óleo de copaíba e aplicar sobre as unhas infectadas 3 vezes ao dia.
Cravo-da-índia
O cravo-da-índia possui propriedades antifúngicas e antibacterianas. Aqueça em banho-maria 2 colheres (de sopa) de azeite e 10 cravos-da-índia. Deixe por 15 minutos até que o cheiro do cravo fique bem forte. Espere esfriar e guarde em um recipiente de vidro. Use todos os dias até a micose sumir.
Água oxigenada
A água oxigenada também consegue agir muito bem no tratamento de micose de unha. Isto porque é uma substância com alta capacidade antisséptica e higienizadora. Com esse produto, é possível eliminar grande parte dos fungos e outras impurezas das unhas.
Em uma bacia, adicione medidas iguais de água oxigenada a 3% e água pura, até conseguir o suficiente para submergir as unhas. Deixe os pés na mistura por 30 minutos. Você pode fazer isso enquanto usa o computador ou assiste TV. Repita 1 vez por dia até conseguir o resultado.
Pomada para micose de pele
Uma receita comum de pomada natural para micose consiste em ½ cebola bem picada, 1 dente de alho amassado, 10 g de alfafa, 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva e o suco de 1 limão. Misture tudo até virar uma pasta homogênea. Aplique na região da micose antes de dormir e lave ao acordar. Aplique até que a micose desapareça.
Se quiser evitar o contato da pomada com os lençóis (para não ficarem com cheiro ou manchas), aplique a pomada e depois enfaixe ou cubra a região com gaze limpa. Nunca use a mesma gaze nesse processo.
Como evitar micoses?
Agora que já falamos sobre os remédios caseiros para micose na unha e na pele, é hora de aprender como evitá-la. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem alguns hábitos higiênicos e cuidados importantes na prevenção das micoses. Veja:
- Usar somente o próprio material ao ir à manicure
- Secar-se sempre muito bem após o banho, principalmente nas ‘dobras’ do corpo, como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés
- Evitar o contato prolongado com água e sabão
- Evitar andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas
- Não ficar com roupas molhadas por muito tempo
- Não compartilhar toalhas, roupas, escovas de cabelo e bonés, pois esses objetos podem transmitir doenças
- Não usar calçados fechados por longos períodos e optar pelos mais largos e ventilados
- Evitar roupas muito quentes e justas e aquelas feitas em tecidos sintéticos, pois não absorvem o suor, prejudicando a transpiração da pele.
Além dessas dicas, é bom citar a questão do suor, principalmente nos pés. Em dias quentes, os pés suam muito e podem criar um ótimo ambiente para fungos dentro dos sapatos. Evite usar meias e sapatos fechados por muito tempo. Se for necessário, use um talco antifúngico para diminuir a umidade.
Fonte: Remedio Caseiro